NEWSLETTER

Bairro: Guarajuba
Distrito: Monte gordo
Município: Camaçari - BA.
BA099, KM42
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
Todos os direitos reservados para euamoguarajuba.com.br

    História


    A praia de Guarajuba tem o seu nome originado do tupi-guarani, significa garça dourada, que é uma ave muito presente no local. Na realidade, a garça possui naturalmente a coloração marrom e com o reflexo solar, suas penas ganham uma linda cor reluzente dourada. Para manter a proteção dessas aves, existe a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas da Guarajuba, que ajuda a preservar a existência desses animais importantes – e característicos – para o local.

    Antigamente, Guarajuba era uma fazenda de cultivo de cocos e uma vila de pescadores, fato que ainda pode ser confirmado pelas pessoas que visitam o local, pois esses homens que tiravam sua renda do mar, ainda hoje marcam presença à beira da Praia do Porto de Guarajuba, na Associação dos Pescadores.

    Começou a ser loteada no final da década de 70 e a partir daí, iniciou o seu desenvolvimento econômico, turístico e social. Organizou-se em 1982 o primeiro condomínio (Condomínio Paraíso), fincando assim a cultura condominial na região. Com o surgimento de novos condomínios, em 1987 estruturou-se a ASCON (Associação dos condomínios e moradores de Guarajuba), responsável pela organização até os dias atuais fazendo com que Guarajuba seja um bairro de destaque em todo o Brasil.







    2 visualizações