QUEM SOMOS

A Associação dos Moradores e Condomínios de Guarajuba (Ascon) é uma organização civil, sem fins lucrativos, apartidária e de abrangência estadual, que representa os interesses dos moradores de Guarajuba. Tem como função, zelar pela preservação ambiental, segurança, ordenamento e qualidade de vida dos moradores de Guarajuba, garantindo a prestação de serviços básicos individuais e coletivos.

O organograma da Ascon é bastante democrático. A estrutura é formada pelo presidente e vice, diretores, conselho fiscal, gestor, equipe de seguranças 24horas e equipe de manutenção e limpeza. A ideia é formar um grupo homogêneo, com diversidade e representação dos associados.

A Associação tem como objetivo proporcionar a integração de toda a sociedade, sendo a interlocutora entre seus moradores, visitantes, turistas e frequentadores perante as autoridades públicas e privadas.

Atualmente representa 15 condomínios associados com mais de 4 mil (quatro mil) residências, além do comércio, hotel, pousadas, restaurantes  e barracas de praia; contribuindo assim, para que Guarajuba tenha um crescimento sustentável, sendo referência para todo o Brasil. Ao todo, os associados são responsáveis pela geração de mais de 20.000 (vinte mil) empregos diretos e indiretos.

Como surgiu a Ascon?

A Ascon foi fundada em 1987, por iniciativa do Condomínio Paraíso (através de João Fonseca, síndico da época) e por alguns síndicos de condomínios existentes na região neste período, tendo como primeiro presidente, Flávio Rosa. Sua origem deve-se a necessidade de ordenamento e alinhamento regional para defesa de uma pauta coletiva, contribuindo assim, para a formação e planejamento do primeiro bairro planejado de Camaçari e da Bahia.

 

Porque a Ascon é necessária?

A Ascon atua como uma instância de integração e promoção de serviços para toda Guarajuba. Através das relevantes relações institucionais com o poder público municipal, estadual e federal, tem estabelecido uma mesa permanente de diálogo voltada para segurança pública, ordenamento, garantia de serviços públicos e do crescimento sustentável de toda região. Por meio de suas diretrizes e apoio aos condôminos, comerciantes e colaboradores é possível manter um padrão de qualidade de serviços, práticas integradas de limpeza pública, conservação ambiental e vigilância preventiva, contribuindo para o bem-estar dos moradores e valorização da região.

REALIZAÇÕES DA ASCON

 

Segurança - “Nosso foco é a segurança”

 

A equipe de vigilância preventiva da Ascon é formada por dois supervisores (dia), um gestor, quatro vigias (dia e noite) e dois supervisores (noite). Os profissionais atuam no serviço ostensivo, compreendendo rondas nas áreas externas de condomínios, pontos comerciais e principais acessos a Guarajuba. Através da parceria com a Polícia Militar e Civil, é possível uma resposta rápida em situação de emergência, além da padronização dos métodos de vigilância, através de cursos de aperfeiçoamento e reciclagem. Pontos externos de grande fluxo e áreas de acesso também contam com monitoramento eletrônico.

 

Para completar a rede de vigilância preventiva, a equipe conta com rádios de comunicação de alta frequência, interfones nas guaritas, novas câmeras em operação e o contato direto com as portarias dos condomínios através de linhas exclusivas e da troca de mensagens instantâneas por meio do Whatsapp. A equipe citada acima, trabalha em integração com aproximadamente 150 vigilantes que atuam nos 15 condomínios associados a Ascon.

 

 

 

Infraestrutura -

Por meio de uma equipe formada por cinco colaboradores fixos e através de contratações diretas, a Ascon realiza a limpeza, serviços de manutenção de praças e calçadas, e paisagismo  de Guarajuba. Diariamente a equipe realiza serviços diversos de limpeza, além de intervenções periódicas com pintura de meio fio, roçagem, retirada de lixo e entulhos. Além da equipe da Ascon, os 15 condomínios, possuem mais de 150 funcionários de serviços gerais, que zelam pela manutenção e limpeza desses condomínios.

 

Social -

Para garantir o crescimento da região de Guarajuba, buscar serviços públicos e assegurar o direito a propriedade, a Ascon mantém relações institucionais com representantes de autoridades públicas municipais, estaduais e federais; além do diálogo com empresários e investidores, apoio para o fomento econômico da região e ações de amparo social. O diálogo também contempla representantes de outros bairros e das policias Civil e Militar. 

 

Ambiental - 

O colegiado que compõe a Ascon contempla ainda uma série de ações de preservação ambiental e proteção animal, a exemplo da limpeza de praias, limpeza das lagoas e combate ao avanço de plantas aquáticas, plantio de mudas, resgate e castração de animais, preservação de áreas verdes e consumo consciente. Além da beleza e integração entre a comunidade e a natureza, através desse posicionamento, Guarajuba recebeu o título de Bandeira azul. Guarajuba conta com apoio constante de um Biólogo que presta serviços de consultoria na área ambiental, com o intuito de proporcionar um crescimento sustentável para a região.

 

Treinamento e qualificação profissional - 

Considerando as necessidades de segurança e oferta de serviços de qualidade, a Ascon, com ajuda de parceiros, oferece cursos de reciclagem e aperfeiçoamento para vigilantes, capacitação para salvamento aquático, formação de brigada para combate de incêndios, curso para piscineiros e zeladores, etc.

NEWSLETTER

Guarajuba,  Monte Gordo
Camaçari - BA
BA099, KM42
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
Todos os direitos reservados para euamoguarajuba.com.br