GUARAJUBA

História

Andar por Guarajuba é contemplar uma fusão perfeita entre a natureza e o desenvolvimento, o público e o privado, o histórico e o contemporâneo. Seu nome é originado do tupi-guarani, “garça dourada”, em alusão a coloração marrom das aves muito presentes no local, que com o reflexo solar, suas penas ganham uma linda cor reluzente dourada. Das heranças indígenas aos apelos gastronômicos e culturais, a região de Guarajuba é um destino completo para quem quer lazer, diversão, esporte ou tranquilidade.
E esse pedaço de paraíso já era bem frequentado desde a época do Descobrimento. Enquanto o primeiro núcleo de habitantes que deu origem ao atual Município de Camaçari abrangia terras ocupadas por indígenas e aldeados pelos jesuítas, em 1562, as terras de Guarajuba ainda eram território dos guaranis e faziam parte do maior latifúndio que se tem notícia no mundo, englobando 800 mil quilômetros quadrados de terras – de Salvador até o Maranhão, tendo como sede a Casa da Torre de Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real, tendo a missão de fundarem a cidade de Salvador.
Com a abolição da escravatura e esse enorme latifúndio sendo desmembrado, as primeiras intervenções para ocupação de Guarajuba tiveram início com uma fazenda de cultivo de cocos e formação de uma vila de pescadores, fato que pode ser confirmado pelas pessoas que visitam o local, pois os descendentes desses homens que tiravam sua renda do mar, ainda são vistos à beira da Praia do Porto de Guarajuba, na Associação dos Pescadores.
As primeiras casas chegaram à terra das garças douradas no final da década de 70, quando houve o loteamento dos terrenos. Ainda sem infraestrutura, sendo apenas um destino de descanso e veraneio, Guarajuba deu os primeiros sinais de crescimento econômico e turístico em 1982, com a criação do primeiro condomínio (Condomínio Paraíso), fincando assim, a cultura condominial na região. Com o surgimento de novos condomínios, em 1987 estruturou-se a ASCON (Associação dos Condomínios e Moradores de Guarajuba), responsável pela organização até os dias atuais, fazendo com que Guarajuba seja um bairro de destaque em todo o Brasil.
Bairro Planejado

A apenas 42 km da capital baiana, Guarajuba transborda os corações dos moradores e dos que estão só de passagem. Com mais de 4 mil (quatro mil) residências e seus 16 condomínios, fomenta toda região e adjacências gerando mais de 20.000 (vinte mil) empregos diretos e indiretos. Com segurança 24h, é considerado o bairro mais organizado do Litoral Norte da Bahia, se tornando referência para os demais da Costa de Camaçari, e um dos bairros mais planejados do Brasil.
Localização
Situada a 42 Km do Aeroporto de Salvador, localizada na Costa de Camaçari, a praia de Guarajuba é uma das mais visitadas do Litoral Norte da Bahia. Estando 12 km antes da Praia do Forte e à 39 km antes da Costa do Sauípe.
Como Chegar?

Praia Bandeira Azul




Bandeira Azul
O selo Bandeira Azul é um programa de reconhecimento internacional que certifica as praias e marinas que possuem elevado grau de gestão ambiental. Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
Dessa forma, as praias que recebem a Bandeira Azul são reconhecidas internacionalmente como lugares que se preocupam com a preservação do meio ambiente e oferecem condições de balneabilidade. Desde 2018, Guarajuba faz parte do programa, como projeto piloto. Em 2019, a praia recebeu a aprovação e foi confirmada no mapa mundial do Bandeira Azul, recebendo a validação também nos anos seguintes.
Em 2021, pela terceira temporada consecutiva, a Praia de Guarajuba conquistou o selo ecológico. Após deliberação dos juris nacional e internacional, a faixa de praia que fica no Condomínio Paraíso recebeu a certificação ambiental e sustentável na temporada 2021/2022.
As análises da água, estrutura de segurança em torno da praia e manutenção das condições ambientais adequadas, são frutos de uma parceria que envolve o Condomínio Paraíso, condôminos, Associação de Moradores de Guarajuba (Ascon), Prefeitura de Camaçari e Cetrel.
A Praia do Paraíso, em Guarajuba, foi certificada pelo 6º ano consecutivo com o selo internacional Bandeira Azul, referente à temporada 2024/2025. Considerada a maior premiação global dedicada à gestão ambiental de praias e marinas, a certificação foi concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE) e, no Brasil, operada pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Fotos
Um espaço voltado para registros fotográficos da região.
Vídeos
Um espaço voltado para projetos visuais e registros da região.