top of page

HISTÓRIAS DE GUARAJUBA

Estórias

Histórias

João Fonseca

João Fonseca e Guarajuba: Histórias que se misturam...

Entre o vento e o sal, onde só havia coqueiros e horizonte, um homem enxergou um futuro inteiro.
“João Fonseca e Guarajuba: Histórias que se Misturam” é um documentário que revela a trajetória de fé, coragem e visão de um dos nomes mais marcantes da história do litoral norte baiano.

A obra conduz o espectador por uma jornada sensível e inspiradora — da infância humilde de João Fonseca até sua contribuição decisiva para o nascimento e crescimento de Guarajuba como um dos destinos mais encantadores do Brasil.


Com imagens raras, depoimentos emocionantes e uma narrativa repleta de humanidade, o filme mostra como a perseverança de um homem foi capaz de transformar um pedaço de areia em lar, e um sonho em legado.

Guarajuba, hoje reconhecida internacionalmente com o selo “Bandeira Azul”, carrega nas suas ondas a marca do seu espírito: simples, forte e profundamente apaixonado por sua terra.


Um retrato de quem acreditou no impossível — e fez do litoral um símbolo de amor e pertencimento.

História

A história

Andar por Guarajuba é contemplar uma fusão perfeita entre a natureza e o desenvolvimento, o público e o privado, o histórico e o contemporâneo. Seu nome é originado do tupi-guarani, “garça dourada”, em alusão a coloração marrom das aves muito presentes no local, que com o reflexo solar, suas penas ganham uma linda cor reluzente dourada. Das heranças indígenas aos apelos gastronômicos e culturais, a região de Guarajuba é um destino completo para quem quer lazer, diversão, esporte ou tranquilidade.

 

E esse pedaço de paraíso já era bem frequentado desde a época do Descobrimento. Enquanto o primeiro núcleo de habitantes que deu origem ao atual Município de Camaçari abrangia terras ocupadas por indígenas e aldeados pelos jesuítas, em 1562, as terras de Guarajuba ainda eram território  dos guaranis e faziam parte do maior latifúndio que se tem notícia no mundo, englobando 800 mil quilômetros quadrados de terras – de Salvador até o Maranhão, tendo como sede a Casa da Torre de Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real, tendo a missão de fundarem a cidade de Salvador.

 

Com a abolição da escravatura e esse enorme latifúndio sendo desmembrado, as primeiras intervenções para ocupação de Guarajuba tiveram início com uma fazenda de cultivo de cocos e formação de uma vila de pescadores, fato que pode ser confirmado pelas pessoas que visitam o local, pois os descendentes desses homens que tiravam sua renda do mar, ainda são vistos à beira da Praia do Porto de Guarajuba, na Associação dos Pescadores.

 

As primeiras casas chegaram à terra das garças douradas no final da década de 70, quando houve o loteamento dos terrenos. Ainda sem infraestrutura, sendo apenas um destino de descanso e veraneio, Guarajuba deu os primeiros sinais de crescimento econômico e turístico em 1982, com a criação do primeiro condomínio (Condomínio Paraíso), fincando assim, a cultura condominial na região. Com o surgimento de novos condomínios, em 1987 estruturou-se a ASCON (Associação dos Condomínios e Moradores de Guarajuba), responsável pela organização até os dias atuais, fazendo com que Guarajuba seja um bairro de destaque em todo o Brasil.

Praia Bandeira Azul

Praia Bandeira Azul

Bandeira Azul

 

O selo Bandeira Azul é um programa de reconhecimento internacional que certifica as praias e marinas  que possuem elevado grau de gestão ambiental. Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. 

 

Dessa forma, as praias que recebem a Bandeira Azul são reconhecidas internacionalmente como lugares que se preocupam com a preservação do meio ambiente e oferecem condições de balneabilidade. Desde 2018, Guarajuba faz parte do programa, como projeto piloto. Em 2019, a praia recebeu a aprovação e foi confirmada no mapa mundial do Bandeira Azul, recebendo a validação também nos anos seguintes.

 

Em 2021, pela terceira temporada consecutiva, a Praia de Guarajuba conquistou o selo ecológico. Após deliberação dos juris nacional e internacional, a faixa de praia que fica no Condomínio Paraíso recebeu a certificação ambiental e sustentável na temporada 2021/2022.

 

As análises da água, estrutura de segurança em torno da praia e manutenção das condições ambientais adequadas, são frutos de uma parceria que envolve o Condomínio Paraíso, condôminos, Associação de Moradores de Guarajuba (Ascon), Prefeitura de Camaçari e Cetrel.

A Praia do Paraíso, em Guarajuba, foi certificada pelo 6º ano consecutivo com o selo internacional Bandeira Azul, referente à temporada 2024/2025. Considerada a maior premiação global dedicada à gestão ambiental de praias e marinas, a certificação foi concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE) e, no Brasil, operada pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Fotos

Fotos

Um espaço voltado para registros fotográficos da região.​

Vídeos

Vídeos

Um espaço voltado para projetos visuais e registros da região.​

Guarajuba cada vez mais linda!
Eu Amo Guarajuba
GUARAJUBA IMOBILIÁRIA
Guarajuba Shopping
Bar e Restaurante do PREFEITINHO JR. - Praia de Guarajuba - Bahia
Praia de Guarajuba - Bar do Carlinhos
Kiosk Garça Dourada
Praia do Caribinho

NEWSLETTER

Obrigado por enviar!

Guarajuba,  Monte Gordo
Camaçari - BA
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
Todos os direitos reservados para euamoguarajuba.com.br
bottom of page